- Área: 465 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Adrián Llaguno
-
Fabricantes: Construlita, Cuprum “Eurovent”, Magg, Soleco, Tenco Lite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Ithualli é uma casa moderna em Monterrey, México, que foi rifada em uma loteria nacional para arrecadar dinheiro para bolsas universitárias. A loteria anual é patrocinada por Sorteos Tec, uma organização que outorgou bolsas de estudo para mais da metade de todos os estudantes universitários no Tecnológico de Monterrey nos últimos 70 anos. Desenhada por Miró Rivera Architects, com sede em Texas, e em colaboração com o escritório mexicano Ibarra Aragón Arquitectura, a obra continua a evolução da loteira Sorteos Tec em direção à arquitetura contemporânea.
A arquitetura da Residência Ithualli de 465 m2 reflete o interesse de Miró Rivera em facilitar o acesso direto aos espaços exteriores, enfatizar a luz natural e utilizar materiais comuns de forma inovadora. O nome da Casa Ithualli (que é traduzida como "Casa Pátio" em um antigo idioma Náhuatl) refere-se à organização da casa em torno de um espaço exterior amuralhado que proporciona aos interiores refúgio, privacidade e luz.
Os arquitetos foram convidados por Sorteos Tec para desenhar sua mais nova casa de "grande prêmio". A Casa Ithualli é a 204° sorteada pela empresa, mas apenas o terceiro desenho encarregado a um escritório de arquitetura reconhecido internacionalmente (seus dois predecessores foram desenhados por Alberto Campos Baeza e Tatiana Bilbao).
"México é um país de praças e pátios. Desde a época pré-colombiana até o século XX os pátios foram estabelecidos como um dos sinais de identidade da arquitetura mexicana, desde a antiga Teotihuacan até as fazendas e conventos coloniais assim como as obras-primas modernas dos arquitetos como Luis Barragán. A casa Ithualli continua com essa rica tradição no século XXI", afirmou o diretor Juan Miró, cujo Studio México, na Escola de Arquitetura da Universidade de Texas, é um exemplo de longa data da cooperação acadêmica na fronteira sul.
Uma parede de vidro com pé-direito duplo na sala de estar principal maximiza as vistas a um "pátio" fechado. As paredes inferiores do pátio são de concreto maciço contrastadas com delicadas telas de tubos brancos. No interior, o desenho incorpora detalhes inovadores como uma escada formada por uma placa de aço dobrada e suspensa por cabos finos que conduz desde a sala de estar até as habitações privadas no primeiro pavimento. Os visitantes da casa são recebidos por uma porta pivotante revestida com tubos de cobre que insinua a cálida paleta de pedras e superfícies de madeira no seu interior.
A residência foi construída em somente seis meses, um esforço possível graças à utilização de materiais e métodos de construção locais combinados com elementos de desenho com visão de futuro, como as telas de tubo pré-fabricadas. O objetivo dos arquitetos era adotar as técnicas de construção locais de forma emocionante e inovadora, ao mesmo tempo em que criavam espaços acolhedores que remetiam à arquitetura mexicana mais tradicional.
Desde agosto, mais de 31 mil pessoas visitaram a casa, conferindo-lhes a oportunidade de experimentar sua arquitetura contemporânea em primeira mão. Foram vendidos quase 270 mil bilhetes para a loteria, que aconteceu em 22 de dezembro de 2017.